Leitor Kids | Tesouros literários para as nossas crianças.
4-6 anos

Balas Mágicas

Autor: Heena Baek

Ilustrador: Heena Baek

Resenha

Balas Mágicas traz uma narrativa emocionante abordando temas profundos, como solidão, amizade, coragem e a importância de acreditar em si mesmo. É o primeiro livro publicado no Brasil da premiadíssima autora e ilustradora sul-coreana Heena Baek, que em 2020 foi aclamada com prêmio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), um dos mais importantes prêmios da literatura infantil.

O livro Balas Mágicas conta a história de um menino sul-coreano chamado Dong Dong, que em meio a solidão prefere brincar de bolinha de gude na companhia do seu cachorro a jogar futebol com outros garotos. Porém, tudo muda quando ele se dar conta de que precisa de novas bolinhas de gude e acaba ficando fascinado por balas-bolinhas de tamanhos, estampas e cores diferentes.

Dong Dong decide comprá-las e, à medida que saboreia cada balinha, passa a experimentar sensações e “poderes mágicos”, como ouvir sons vindo do sofá; confidências e desabafos do seu cachorro Bolinha; se deparar com o “te amo” do pai, mesmo em meio um diálogo mecânico vindo de uma lista interminável de perguntas e cobrança de tarefas, que num primeiro momento lhe parece triste e enfadonho, mas que é sua forma de amar e cuidar. Contudo, a parte mais emocionante do livro e que parece ser a responsável pela grande reviravolta na vida de Dong Dong, é quando ele degusta a balinha de chiclete e consegue dialogar com a avó, que diz estar muito bem, feliz por ter reencontrado as amigas da escola e o incentiva a se divertir com os amigos também. Nesse momento, num ato que transborda amor e afeto, o menino amassa o chiclete que o conectou com a avó e gruda embaixo da mesa de jantar para mantê-la sempre por perto, quando quiser falar com ela.

No parque, Dong Dong degusta a última bala do saquinho, a transparente, que não lhe diz nada, mas o encoraja a ser o primeiro falar e convidar outro menino para brincar.

Balas Mágicas é um livro lindo, delicado e que trata de um assunto difícil para a criança, que é a solidão. E a autora, com muita sensibilidade utiliza as balas mágicas como recurso para acessar esse sentimento e mostrar que, apesar do contexto social em que se está inserido, é possível mudar, ultrapassar barreiras e a partir do encorajamento e acreditar em si mesmo.

Dicas para contar a história

Mostre os detalhes para a criança, como o fato de cada balinha ter a cor do efeito mágico que causará. No caso, a balinha que tem efeito sob o pai da criança tem a mesma coloração da sua barba.

A balinha do papai mostrou a Dong-Dong que o excesso de cobrança e cuidado do seu pai significa que ele o ama. Muitas vezes as crianças podem ter dificuldade para ter esse entendimento, então aproveite a oportunidade do livro e explique isso ao seu filho.


Editora: ‎ Companhia das Letrinhas; 1ª edição (27 junho 2022)
Idioma: ‎ Português
Capa comum: ‎ 48 páginas
Dimensões: ‎ 23.3 x 0.9 x 23.6 cm